segunda-feira, 1 de março de 2010

"contra-esterço" Você sabe oque é isso?

REVENDO CONCEITOS DE PILOTAGEM: VOCÊ SABE FAZER UMA CURVA DE MOTO?

Se você é daqueles que ao entrar em uma curva, seja no dia a dia ou mesmo em uma pilotagem mais agressiva, gira o guidão para o lado de dentro da mesma, então...

ESQUEÇA TUDO QUE PRATICA!!! VOCÊ NÃO SABE NADA DE PILOTAGEM!!!

Mas não se assuste, pois a maioria dos que andam de moto, mesmo há vários anos, ficam surpresos ao saber que a resposta correta é forçar o guidão no sentido contrário ao da curva, ou seja, para "fora". Essa manobra é chamada "contra-esterço".
Para entender melhor a manobra coloque a moto em uma estrada reta em velocidade superior a 35km/h. Force ligeiramente o guidão para a direita e você perceberá que a moto segue para a esquerda. Ao forçar o guidão para a esquerda a moto ira tomar a direção da direita. Ou seja, tudo ao contrario do que você imaginava! A maioria faz esta manobra de modo inconsciente, pois esta é uma reação natural ao efeito giroscópico das rodas. O efeito giroscóspico surge em velocidade superior a 35 km/h e se torna mais intenso quanto maior for a velocidade. É um fenômeno físico criado pelo movimento giratório das rodas da moto. Sua tendência é mantê-la em pé e rodando em linha reta enquanto existir movimento e velocidade. A curvatura externa existe nos pneus de motos, também ajuda quando o piloto realiza o "contra-esterço", eliminando a tendência de a moto se manter em linha reta, forçando-a a inclinar-se e "deitar' par o lado de "dentro" da curva. Mas isso somente funciona quando a velocidade é superior a 35 km/h, dependendo do tipo de moto e do tamanho de suas rodas, já que quanto maior for esse diâmetro maior o efeito giroscópico. Em velocidade inferiores a 35 km/h a moto reage como uma bicicleta. Ao forçar levemente o guidão para o lado contrário ao da curva, o piloto facilita o controle da moto, equilibrando as forças que atuam sobre ela. Parece contraditório, mas o "contra-esterço" serve para ajustar a moto à velocidade e ao raio da curva, podendo fazê-la "deitar" mais ou menos, conforme a necessidade. Quanto mais força de contra-esterço o piloto aplicar sobre o guidão, mais a moto deitará e fechará a curva.
A manobra é importantíssima para quem pilota em alta velocidade, mas também é extremamente útil em situações normais. Ou seja, quem se inclina na curva é o conjunto moto-piloto com a exploração ao máximo do efeito contra-esterço. Se você é daqueles que fica jogando o corpo para os lados sobre a moto nas curvas, lembre-se que provavelmente estará comprometendo sua segurança durante a viagem.

TENTE PRATICAR A PILOTAGEM EM CONTRA-ESTERÇO

Abaixo é apresentada uma foto ilustrativa onde é facilmente notado o uso da técnica em corridas de superbike. Reparem na leve inclinação da roda para o lado de fora da curva.

Barbosa - Niterói Motorcycles Club.

Fonte: www.tornadeiros.com.br

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